Blog Redex

Conheça o OTDR: Funcionamento, tipos e vantagens.

O OTDR é uma das ferramentas essenciais para a manutenção de redes ópticas. O equipamento é indispensável para os provedores de internet. Mas, você conhece seus tipos, vantagens e funcionamento? Descubra a seguir.

O OTDR é um equipamento do mercado de Telecom usado principalmente para auxiliar o profissional, na manutenção de redes ópticas, indicando se há e onde está o problema, dando maior agilidade na operação.

Suas funcionalidades consistem em:

  • Certificar a rede;
  • Identificar e localizar ponto de rompimento;
  • Identificar e localizar pontos de Atenuação; 
  • Conferir a perda total da fibra nos links existentes.

O OTDR, então, traz informações que facilitam a análise do problema, agilizando o processo de manutenção.

Agora que já sabemos para que serve, vamos entender como essa ferramenta funciona.

Funcionamento:

A luz ao ser introduzida na fibra se espalha em todas as direções e parte retorna na direção da fonte (retrodispersão / backscatter). Assim, o OTDR emite um pulso luminoso e mede a intensidade de luz que vai retornando  à medida que o pulso trafega pela fibra.

O equipamento mede essas variações da intensidade da potência ao longo da fibra e, através do tempo decorrido após a emissão do pulso, calcula e apresenta a localização de cada ponto onde as variações ocorreram.

Tipos:

O tipo de OTDR mais conhecido e utilizado é o portátil/compacto pois foi projetado para uso em campo. Dessa forma, é mais leve e compacto e sua alimentação ocorre por bateria.

Os modelos de OTDR tem características para uso específico como range dinâmico, portas adicionais para outras funcionalidades (como medidor de potência, VFL, etc), além da opção de testes em Fibra ativa e Fibra apagada.

O OTDR para Fibra Ativa realiza o teste mesmo com a presença de sinal na fibra, ou seja, não há a necessidade de realizar nenhuma desconexão. Já no modelo para Fibra Apagada é necessário realizar, obrigatoriamente, a interrupção da transmissão do sinal, caso haja, para medir o trecho da rede.

Outra característica para se atentar é se o OTDR pode alcançar curtas ou longas distâncias. Quanto maior a distância desejada, maior deverá ser o range dinâmico.

Vantagens:

  • Garante alta qualidade para seus usuários;
  • Acelera o processo de avaliação e diminui o tempo de reparo;
  • Pode localizar falhas em enlaces ópticos longos;
  • Pode ser usado para avaliação de redes backbone, redes metropolitanas ou FTTx;
  • O equipamento não precisa de manutenções frequentes, quando bem manuseado;
  • Proporciona economia nos custos operacionais da empresa;
  • Dos equipamentos capazes de analisar as falhas da rede óptica, o OTDR é o que apresenta mais agilidade e eficiência.

Se as vantagens do OTDR te impressionaram, conheça mais sobre esse e outros equipamentos do mercado de Telecomunicações com a Redex.

Nosso site utiliza cookies para garantir a melhor experiência para o nosso visitante. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.