O ser humano busca incansavelmente uma forma de revolucionar as relações e experiências de nossa espécie. O metaverso vem para mudar o modo como usamos a internet. Entenda sobre nesse blog.
Entenda o metaverso
É um ambiente virtual imersivo, por meio de realidade aumentada, virtual e hologramas, que busca unir o mundo real ao virtual. A ideia é que as pessoas não apenas utilizem a internet mas façam parte ativa dela, interagindo, trabalhando, estudando.
Especialistas afirmam que o metaverso seja um meio de comunicação para um futuro próximo, com a utilização de avatares e até patrimônios “online”, como NFTs.
Onde surgiu?
O tema não é novo como imaginamos. Ele surgiu em 1992 com a obra de Neal Stephenson, chamada “Snow Crash”. Nela um entregador de pizza na vida real, é um samurai no metaverso. Esse livro é uma referência direta para diversos conteúdos atuais, como: Fortnite, Roblox, Minecraft.
Metaverso ficou em pauta após a mudança de nome da empresa Facebook para Meta, junto com o anúncio de investimento de US$50Mí, desde então a busca para o avanço na tecnologia não para.
É estimado um mercado de US$800Bi até 2024, principalmente no cenário de games e eventos relacionados ao metaverso.
Mercados
Alguns mercados estão integrados ao metaverso, o que agrega valor a esse universo. Aqui vai uma lista:
Blockchain, criptomoedas e NFTs
Por meio dessas tecnologias é possível movimentar valores dentro do metaverso, com a segurança da blockchain. Durante o ano de 2022 houve uma grande aparição de NFTs, com um grande rebuliço na internet. A ideia é que isso se intensifique nos próximos anos.
Realidade Aumentada
Essa tecnologia insere dados virtuais no mundo real, óculos de realidade aumentada mostram informações sobre determinados ambientes. Um exemplo disso são os jogos como: Pokemon Go.
Realidade Virtual
Possivelmente a mais famosa e impressionante, é uma realidade tridimensional construída por softwares que tem como objetivo inserir o usuário dentro daquele mundo. Para isso contam com os famosos “óculos VR”.
O que esperar para o futuro?
É constantemente divulgado por especialistas que o metaverso irá mudar a forma como entendemos o mundo, desde o modo de agir do mercado até a forma como nos relacionamos com as pessoas.
Um grande problema a ser enfrentado é a acessibilidade; afinal, de forma geral, a tecnologia não é hegemônica para todas as partes do mundo. Um exemplo disso é o 5G:, na China, a tecnologia funciona desde 2019, e já está inserida em diversas áreas produtivas do país., enquanto no Brasil essa tecnologia mal chegou.
Esperar grandes avanços pelo mundo é compreensível, mas para nossa realidade precisamos ter uma ambição maior, a partir do momento em que buscamos investir na indústria de telecom para criarmos tecnologias, o nosso desenvolvimento será maior.
Para mais informações sobre tecnologias acompanhe nosso blog, e nossas redes sociais.