Blog Redex

Splitters dividem sinais ópticos com eficiência, desde que sejam bem escolhidos e aplicados

Dispositivos permitem a divisão do sinal óptico em até 64 saídas, otimizando as configurações de rede ponto-multiponto. A escolha do modelo e do nível de qualidade, porém, interfere significativamente na potência do sinal. Entenda o motivo e saiba como escolher o modelo ideal.

Na tradução literal, os Splitters são divisores de sinais ópticos. Na aplicação real, eles, sim, dividem o sinal, mas também podem fazer a combinação passiva deles, usando tecnologia básica por fusão e afunilamento simultâneo de fibras nas redes passivas (PON). A aplicação desses dispositivos, contudo, interfere na potência do sinal e, concomitantemente, na qualidade da banda larga oferecida ao usuário final. Isso porque a divisão do sinal óptico amplia a atenuação, gerando perda natural de potência na conexão. Mas é possível escolher entre grandes e incalculáveis perdas de potência ou perdas satisfatórias e previamente planejadas para a rede. É isso que a Redex explica, mostrando não só as melhores alternativas para cada configuração de rede, como também disponibilizando os modelos de splitters ideias para elas.

Há dois tipos de splitter: os balanceados e os desbalanceados. Ambos, como premissa, têm a função de dividir os pontos de conexão, mas os balanceados dividem de um ponto de entrada para diversos de saída (até 64 pontos de saída nos modelos da Redex), enquanto os desbalanceados apenas dividem o sinal em dois.

Tecnicamente denominados Fused Biconical Taper (FBT), os splitters desbalanceados da Redex podem ser aplicados em componentes passivos instalados na central da rede PON, em caixas ópticas internas ou externas. Eles são fornecidos pela Redex já conectorizados ou não, a depender da escolha do cliente. Esses dispositivos são indicados para modelos específicos de topologia de rede, como as redes em barramento, que utilizam apenas uma fibra. Com ele, reduzem-se os impactos bruscos no restante da rede, concentrando a perda no ponto de derivação que propagará o sinal óptico em potências distintas nas duas saídas do splitter desbalanceado.

Já a linha de splitters balanceados da Redex (Planar Lightwave Circuit – ou PLC) divide o sinal óptico em até 64 pontos de saída. Mais especificamente, a fabricante brasileira dispõe de modelos com modularidade de 1 ponto de entrada para 2 de saída, para 4 saídas, 8, 16, 32 e 64. Esses são equipamentos da linha Box, ou seja, com os splitters abrigados em uma caixa metálica de alta resistência. A empresa também disponibiliza splitters PLC da linha N, não abrigados em caixa.

Em ambos os tipos, os splitters da Redex têm como diferencial o baixo índice de perda de potência após a divisão de sinal. No modelo de mais saídas (64), por exemplo, a perda por inserção típica é de 13,6 decibéis (dB). Já no modelo com 8 saídas, a perda calculada é de apenas 10,3 dB.

Nosso site utiliza cookies para garantir a melhor experiência para o nosso visitante. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.