Blog Redex

Tendências de 2023 no Mercado de Telecomunicações

Nos últimos anos, devido à pandemia, pudemos notar um grande avanço no mercado de telecomunicações. Em que, implementações que levariam meses – ou anos – no dia-a-dia da população, aconteceram em semanas. 

Sem contar, soluções inovadoras e avanços que surgiram nesse caminho, ou que ganharam mais foco.

Dessa forma, conseguimos notar tendências surgindo, algumas já especuladas. Confira conosco o que podemos esperar de 2023. 

Chegada do 5G:

Depois de muita abordagem sobre o tema, você já deve ter ouvido falar sobre a internet 5G.

O sinal já chegou em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas esse é só o começo da expansão. Diversas pesquisas já dizem que no Brasil, ainda em 2022, serão cerca de 725 milhões de dispositivos conectados com o novo sinal. 

Com isso, em 2023 poderemos notar grande impacto por meio de conexões mais rápidas e eficientes. Por exemplo, com as vídeo chamadas, transmissões de vídeos ao vivo, nos jogos online e na estabilidade de conexão. 

Mas, claro, podemos ir muito além disso. O 5G vem com a promessa de revolucionar o mercado de telecomunicações. 

Ou seja, a chegada dessa tecnologia cria oportunidades de novos negócios nos mais diversos setores, como: veículos autônomos, indústria 4.0, cidades inteligentes, telemedicina, lazer, segurança pública, educação, etc.

Inteligência Artificial:

Como dito acima, a chegada do 5G abre grandes portas para diversos mercados. Ou seja, o avanço no mercado de telecomunicações permite um leque de oportunidades – e investimentos – no meio da IA.

Além da Internet das Coisas (IoT), que também já pudemos notar um grande crescimento, e a tendência é seguir com o ritmo crescente.

Acessibilidade de banda larga:

Através do movimento de implementação do 5G, é natural que o acesso a internet de qualidade passe a chegar em regiões menos urbanizadas.

E, com isso, poderemos notar diversos benefícios, desde facilidades para o home office, melhorias na telemedicina e na educação, até de qualidade de vida e maior giro financeiro.

A partir disso, segundo a ITS Brasil, devemos ter um crescimento nas redes fixas, em 2023.

Sistema Integrado de Gestão:

Também conhecido como ERP, esta tem sido uma das maiores prioridades de investimentos em TI. 

Afinal, com o crescimento do trabalho no modelo Home Office e Híbrido, as empresas passaram a ter maior necessidade de soluções de integração entre os colaboradores, com informações concentradas e de fácil acesso entre os times, além da possibilidade de determinar os acessos.

Com isso, segundo um estudo da FGV, poderemos notar – ainda mais – uma tendência de investimento em telecom e TI das empresas para renovação e implementação do ERP.

Data Fabric:

Ainda pensando em modelos de gerenciamento e integração das empresas por meio de plataformas e usuários, a Data Fabric, ou malha de dados, serão termos cada vez mais ouvidos.

Por meio de machine learning, aplicativos, análises, IA e automações, o sistema permite o acesso de dados confiáveis para tomadas de decisões, processamento de negócios e impulsionamento da transformação digital.

Dessa forma, entre 2023 e 2024, poderemos notar uma avalanche de empresas nesse processo e com um grande crescimento de eficiência.

Distributed Enterprise:

Basicamente, podemos entender o termo como uma série de tecnologia de apoio para que a gestão de TI possa oferecer o suporte necessário para as equipes em trabalho híbrido ou home office. 

Assim, as empresas que explorarem o modelo Distributed Enterprise poderão ter um crescimento de 25% na receita quando comparadas com as que não se adaptarem ao modelo.

Metaverso:

Esse tem sido o queridinho no mercado de telecomunicações nos últimos anos, mas ainda assim é pouco compreendido e explorado. 

Trata-se de um ambiente virtual imersivo, em que traz representações digitais de pessoas, ambientes e situações. Assim, oferece potencial de revolucionar a forma como interagimos, aprendemos, nos divertimos e até fazemos negócio. 

Dessa forma, algumas marcas já garantiram o seu espaço, como o Facebook que trocou o nome da empresa para Meta. Com seu movimento impulsionou o mercado de ativos digitais e influenciou mais entradas no meio do metaverso, como a The Sandbox.

Isso, além de oferecer grandes oportunidades de investimentos e crescimento rentável das marcas com as compras de espaços nos metaversos, garante terreno virtual para grandes realizações e divulgações de produtos e serviços. 

Mas, o que até então tem tido um crescimento considerável tímido, com a chegada do 5G se tornará uma das grandes tendências para o próximo ano. 

Redex:

Precisa de ajuda para conseguir aproveitar todas as oportunidades que o mercado de telecomunicações e TI tem para você? Conte conosco, temos as melhores soluções para o seu negócio e não deixe de acompanhar as novidades no nosso blog!

Nosso site utiliza cookies para garantir a melhor experiência para o nosso visitante. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.