Blog Redex
Redes Neutras

Redes Neutras, entenda essa mudança

A expansão e aprimoramento dos serviços de telecomunicações é um debate muito importante para nós, e hoje vamos falar das redes neutras! Confira o blog.

O que são?

As redes neutras são estruturas compartilhadas com outros provedores, no caso, algo próximo as redes de telefonias, onde há o compartilhamento das torres, modelo que deu certo no Brasil e é incentivado pela ANATEL.

De forma geral, um operador neutro habilita que várias companhias utilizem a mesma infraestrutura, uma empresa que busca se tornar um provedor de internet, pode apenas alugar uma dessas redes e poderá cobrir cidades inteiras, sem um custo superior a isso.

Democratização

A tendência é que mais empresas busquem investir no mercado, o que geraria uma concorrência que para o consumidor final é benéfica, pois, o serviço em teoria estaria melhor (levando em consideração a demanda) e o valor possivelmente mais competitivo.

Bom lembrar que algumas regiões do Brasil ainda sofrem com a falta de infraestrutura, um estudo realizado pela ANATEL em 2021 mostrou que quase mil municípios brasileiros não detinham a tecnologia da fibra óptica.

Sem falar do preço da internet do Brasil, um dos mais caros do mundo, aqui o cidadão que ganha um salário mínimo precisa trabalhar em média 6h40 para bancar a internet, nos Estados Unidos esse cálculo é de 57 minutos!

Investimento

Como dito, uma das vantagens seria a competição entre as empresas de provedores, pois, o valor necessário para investir seria menor com uma infraestrutura de rede neutra. E para o responsável pela estrutura, seria também um benefício.

Muitos questionam se não ocorreria uma “saturação” de empresas do segmento, mas a verdade é que quanto maior o número de opções, melhor para o cliente que escolherá de acordo com suas demandas.

ANATEL, sobre redes neutras

Como agência reguladora é dever da ANATEL verificar e optar pelas melhores opções, havendo um equilíbrio no que é viável para empresa e o que seria ideal para o consumidor final.

Sobre as redes neutras, a agência já informou que pretende estudar de forma profunda a melhor forma de que isso seja implantado no Brasil, buscando referências em países que já utilizam esse modelo.

Considerações finais

O modelo já é utilizado em alguns países como: Austrália, Itália e Reino Unido, porém é bom entender que a realidade do Brasil é diferente de todos os outros citados, precisamos desenvolver regulamentações que ajudem isso a funcionar, não apenas importar o modelo.

Levando isso em consideração, a tendência é que melhore de forma real a vida de diversos brasileiros, pois, nós sabemos que a internet é essencial. Não somente para comunicação interpessoal, mas também para economia.

Na REDEX você encontra diversos equipamentos para seu provedor de internet, acesse já e faça um orçamento. Para mais informações como essa, acompanhe nosso blog e siga nas redes sociais.

Nosso site utiliza cookies para garantir a melhor experiência para o nosso visitante. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.