Blog Redex
Tudo que você precisa saber sobre ONU

Tudo que você precisa saber sobre ONU

Nesse blog falaremos sobre a ONU, buscando acabar com todas as dúvidas relacionadas a rede. Para compreender melhor sobre o assunto, fique até o final deste texto.

OLT 

Para falarmos sobre ONU e ONT é necessário explicar a OLT. O Optical Line Terminal (OLT), ou em tradução livre Terminal de Linha Óptica é o responsável pela conexão de equipamentos terminais de fibra óptica e o gerenciamento do sistema de uma rede GPON.

A OLT irá centralizar e distribuir os sinais sobre fibra óptica até o cliente, no caso uma ONU (Unidade de Rede Óptica) ou ONT (Terminal de Rede Óptica). Enquanto isso, para garantir o controle e fluxo de dados para a ONU ou ONT está a OLT, que é normalmente instalada na central operadora. 

A OLT, portanto, é o terminal de linha óptica responsável por converter e transmitir os dados para a rede PON. Em outras palavras, a OLT é um equipamento que fica instalado no provedor com a função de fazer a distribuição do serviço de dados, streaming, voz, imagem e telefonia IP. 

Além de enviar os dados, a OLT também é responsável por receber informações de uma rede de longa distância para redistribuição.

O que é ONU

A ONU (Unidade de Fibra Óptica) é um equipamento que recebe o sinal da internet do provedor (via OLT) e o transforma em impulsos elétricos. Esse aparelho fica localizado dentro da casa do cliente.

A partir dele, saem cabos de pares metálicos (cabo UTP). São esses cabos que chegam até a casa dos consumidores para oferecer os serviços de internet, havendo a necessidade de instalar um roteador que realize a distribuição da internet por cabos de rede ou sinal Wi-Fi.

Mais algumas características:

  • Pode possuir somente uma porta LAN;
  • Possibilidade ou não de realizar autenticação PPPoE para os usuários;
  • Possibilidade de oferecer sinal Wi-Fi para o cliente somente com o uso de um roteador.

ONT, o que significa?

A ONT (Terminal de Rede Óptica), é um equipamento que fica dentro da casa do cliente final. São aparelhos oferecidos pelos provedores, eles também trabalham com a função de roteador. Esse tipo de aparelho também necessita de uma conexão à energia elétrica para funcionar.

As ONTs recebem o sinal da OLT através de cabos de fibra óptica que estão instalados nos postes ou cabeamentos nas ruas. Então, o equipamento converte o sinal óptico do provedor através de uma rede óptica passiva (ou seja, rede PON, Passive Optical Network), resultando em um sinal elétrico.

Decidir entre ONU ou ONT

No caso de decisão entre ambos, é necessário verificar qual vai atender melhor às expectativas do provedor, visando sempre a realidade apresentada. É bom focar na demanda solicitada, investimento necessário, entre outras variáveis.

Faça um estudo do provedor e encontre a melhor solução para isso, nós da Redex temos uma variedade de equipamentos para sua telecomunicação, visite nosso site, e faça um orçamento conosco. 

Disponibilizamos um e-book gratuito sobre Guia das novas exigências das redes FTTx. Baixe já e saiba mais!

Nosso site utiliza cookies para garantir a melhor experiência para o nosso visitante. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.