Blog Redex

O Crescimento do Mercado Telecom no Brasil.

As redes de Telecomunicações existem há muito mais tempo do que imaginamos, conheça hoje a história e o crescimento desse mercado até os dias atuais.

A história da Telecomunicação:

A história da telecomunicação é mais antiga do que se imagina, desde o princípio com o surgimento da escrita, até hoje onde temos informação na palma da mão, a humanidade buscou novas formas de se comunicar.

E o mais importante, se comunicar à distância.

A primeira invenção significativa nesse mercado foi em 1451, pelo alemão Johann Gutenberg, criador da prensa de impressão. Com isso, as informações poderiam ser passadas por pessoas do local, mas não era o suficiente, já que era necessário viajar por quilômetros para distribuir o material.

Em 1790 o primeiro sistema óptico de comunicação foi criado por Claude Chappe. Uma engenhoca que precisava da visualização e, ainda, conhecimento dos códigos processados.

 Em meados de 1840 que criaram o telégrafo, e em 1857 o Código Morse por Samuel Morse. Tecnologia que foi usada durante as guerras e ainda é ensinada.

 1876 foi a vez do telefone, mas apenas em 1940, quase 65 anos depois o dispositivo se tornou um dispositivo doméstico.

Após essa invenção, a tecnologia da comunicação à distância começou a crescer. As primeiras invenções levaram tempo até serem implementadas e adquiridas na vida doméstica, mas após os anos 60 o mercado cresceu muito e para acompanhar, as tecnologias foram evoluindo.

Mercado Telecom Atualmente:

A pandemia na era da internet influenciou no aumento de demandas por Banda Larga e serviços pré-pago e pós-pago. Na experiência humana, já ocorreram outras pandemias, mas nenhuma na era digital. A última sendo em 1918, quando os serviços de telefone eram o único meio de comunicação, mesmo assim, nem todas as pessoas tinham acesso aos aparelhos eletrônicos.

Para se ter uma ideia, em 1978 foi criada a primeira liga de telefones celulares no Japão, e só 20 anos depois o mesmo ocorreu na região metropolitana de São Paulo.

O aumento na demanda e implementação de novas tecnologias nos últimos anos são reflexo da quarentena, pois os usuários precisaram de mais internet e serviços para trabalharem e estudarem durante esse período.

Os números na Época na Pandemia:

Segundo avaliações da Anatel, houve aumento nos serviços de telecomunicação. Liderando os serviços de internet – banda larga, pré-pago e pós-pago.

Nos serviços de internet para redes móveis ocorreu uma inversão na contratação, onde o pós-pago liderou com 125 milhões de acessos, enquanto o pré-pago com 115 milhões.

Acesso por 4G representa 77,6% dos usos, 3G sendo 11,3% e 2G com menos, 10,8%.

Com o surgimento de novas tecnologias, sendo uma delas a fibra óptica, também houve aumento das distribuidoras, já que a demanda por mais dados foi uma das maiores queixas dos usuários.

Enquanto alguns serviços tiveram um aumento exponencial, outros caíram. A TV por assinatura recolheu para 16,4 milhões de acessos em comparação com 2016, que era de 18,802 milhões de acessos. Essa parece ser uma resposta aos novos serviços de streaming que surgiram nos últimos anos e ficaram mais populares com o tempo.

Principais demandas nesse período:

Para analisar e melhorar os serviços de telecomunicação, é necessário ouvir as demandas de quem pede por esses serviços. Sendo eles causados pela mudança abrupta para o trabalho remoto, também conhecido como Home Office.

Um dos principais pedidos foi de aumento de dados ou investida para melhorar a velocidade. Isso explica o aumento da implementação da Fibra Óptica por muitas empresas desse segmento.

Houve também, por parte dessas empresas, uma mudança para a incorporação de ferramentas para o trabalho remoto.

Por que a Fibra Óptica tem crescido?

Como mencionado anteriormente, o aumento das demandas por mais internet e velocidade foram constantes nos últimos anos.

Como as redes metálicas tinham de ser trocadas para que esse aumento fosse efetivado, a fibra óptica foi criada como uma alternativa para que essas mudanças não acarretassem mais custos.

O aumento do uso dessa tecnologia nesse período pelas empresas e usuários ocorreu pelas vantagens que o material pré-dispõe a todos.

Conheça também: Por que Investir em Fibra Óptica?

A Importância das Redes de Telecomunicações:

Com a repentina necessidade do consumidor por redes ópticas dos anos 90 até agora, foram necessárias adoções significativas das empresas do segmento por ferramentas que possibilitaram o aumento desses acessos.

Vale ressaltar a importância das redes de telecomunicações no cotidiano, sendo que, toda a comunicação à distância antigamente poderia levar meses para chegar, mas hoje em dia esse acesso é muito mais rápido e prático, interferindo na vida e comunicação das pessoas.

Nosso site utiliza cookies para garantir a melhor experiência para o nosso visitante. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.