Blog Redex

3 fatores fundamentais para uma boa Ampliação da sua rede de Fibra Óptica

Há algum tempo a fibra óptica vem se tornando cada vez mais comum, tanto em empresas quanto em residências. 

Em algumas situações, é necessário ampliar a rede para garantir que todas as pessoas do local terão acesso a ela sem problemas.

Segundo dados da Anatel, o crescimento anual no último ano foi de 14% sustentado por 8,97 milhões de assinantes de pacotes de fibra óptica. 

Dessa forma, a base cresceu 52,7% ao longo do ano passado, em que o montante de mais de 62% do mercado, atingindo 25,9 milhões de usuários.

De forma geral, realizar este tipo de ampliação é algo simples. Porém, se os cuidados necessários não forem tomados, problemas significativos podem acontecer.

Nós coletamos alguns pontos importantes que devem ser levados em conta ao escolher os equipamentos para ampliar uma rede de fibra óptica. Continue lendo o texto para entender melhor!

Fornecedor

O primeiro ponto, e talvez o mais importante, é o fornecedor. Este tipo de serviço exige peças de alta qualidade para garantir o melhor que a rede pode oferecer. 

Sem isso, a sua rede pode apresentar um desempenho inferior e até mesmo certas falhas. 

Então, busque sempre por uma empresa que possa te fornecer este tipo de material, além de um suporte de qualidade durante o processo de ampliação.

Adaptador de fibra

Este componente é responsável por realizar a junção de dois conectores de fibra. 

Um bom adaptador instalado da maneira certa garante a precisão do sinal óptico, reduzindo as chances de perdas e oscilações no fluxo de dados.

Este tipo de adaptador é utilizado em caixas de emenda, como a LC 4 DER.

Cabo drop

É o cabo utilizado no “final do caminho” do sinal óptico. Responsável pela ligação entre rede e terminal do usuário. 

A instalação deste cabo deve ser feita de forma precisa, respeitando as limitações da fibra óptica, para garantir um desempenho excepcional.

Como garantir que tudo será feito corretamente?

Uma ampliação de rede de qualidade exige, além dos fatores acima, atenção a diversos detalhes relacionados a equipamentos, planejamento, instalação e suporte. 

Por isso, é importante encontrar uma empresa com experiência no mercado e que possa oferecer tudo isso nesse processo de desenvolvimento da sua rede.

Nós da Redex atuamos há 41 anos no mercado de telecomunicações, e nosso foco é desenvolver parcerias sólidas voltadas para esse meio, garantindo um desenvolvimento mais rápido e de qualidade, assim como a fibra óptica.

Acesse também nosso conteúdo: Por que Investir em Fibra Óptica? Para mais dúvidas, fale com nossa equipe!

Nosso site utiliza cookies para garantir a melhor experiência para o nosso visitante. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.